O SISTEMA DE EDUCAÇÃO NA ITÁLIA - 2019

DATAS

05 a 12 de outubro de 2019.

O PROGRAMA

Este programa percorrerá as cidades, bem como suas proximidades, de Milão, Reggio Emilia e Florença onde teremos a oportunidade de visitar universidades e escolas com diferentes abordagens pedagógicas nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e de nível superior, desenvolvidas na Itália atualmente. Tal itinerário dará aos participantes uma visão panorâmica do Sistema Educacional Italiano, sem nos focarmos apenas em uma abordagem pedagógica e sim considerar a educação dentro de um contexto nacional. 
Além das visitas técnicas às escolas e universidades, conheceremos alguns locais de patrimônio histórico reconhecidos mundialmente nas cidades que percorreremos para que tenhamos condições de compreender melhor as abordagens e práticas educativas, uma vez que nada se dá fora de seu contexto histórico-cultural. 
Outra vantagem desse programa é a imersão in loco na culinária italiana que tem fãs no mundo todo. 
Um programa rico em informações, troca de experiências, visitas técnicas, cultura e contatos importantes para todos que são da área de educação.  

PÚBLICO ALVO

Profissionais da Educação, Professores, Educadores, Coordenadores, Diretores e Gestores de Educação, demais profissionais de áreas afins à Educação e interessados em geral.

As cidades

Em Milão, teremos a oportunidade de conhecer um método pedagógico que quebrou barreiras apresentando no início do século passado uma proposta educativa que deu ao aluno maior autonomia na construção de seu conhecimento. Tal método, desenvolvido por Maria Montessori, desenvolveu uma série de materiais pedagógicos e rotinas escolares que exportaram a Itália como referência em educação. Ainda em Milão, visitaremos o campus universitário da Domus Academy e NABA (Nuova Accademia di Belle Arti), faculdades com cursos na área de Design, Moda, Decoração de Interiores, Designer Gráfico, Artes Visuais entre outros tantos que mostram porque Milão é considerada como referência contemporânea mundial nessas áreas. Aproveitaremos para visitar o Museu de Design localizado no campus. 

Em Reggio Emília seremos recebidos por especialistas da Fundação Reggio Children que nos contarão sobre a rotina e a prática pedagógica utilizada nas escolas municipais, a renomada “Abordagem Educacional de Reggio Emília” tem sido utilizada e estudada no mundo todo no segmento da educação infantil.  Além da palestra com uma pedagoga da Fundação, exploraremos a exposição com base nos trabalhos dos alunos no “Centro Internazionale Loris Malaguzzi”. Na parte da tarde, visitaremos uma escola statale de educação infantil na comune de Montecavolo, na província de Reggio Emília, onde é aplicada tal abordagem educacional postulada por Loris Malaguzzi. Teremos ainda em Reggio, um encontro com professores da Faculdade de Modena e Reggio Emília onde aprenderemos sobre o sistema escolar e a formação de professores na Itália. 

Em Florença, conheceremos uma escola modelo de ensino fundamental que, dentre outras propostas educacionais inovadoras, tem um forte trabalho na Educação Emocional. Conheceremos também em Florença uma escola de ensino médio, o “Liceu” como é chamado na Itália que oferece aos alunos acesso ao mercado de trabalho. 

INCLUI

  • Programa científico do seminário;
  • Certificado de participação;
  • Excursões acadêmicas e profissionais com apresentações especiais;
  • Excursões culturais com guia bilíngue;
  • Entradas e reservas nos passeios culturais;
  • Almoço de boas-vindas em Milão, almoço no Centro Internazionale Loris Malaguzzi e jantar de despedida em Florença;
  • Ônibus exclusivo conforme a descrição do programa;
  • Passe em transporte público em alguns momentos;
  • Um coordenador acompanhando o grupo o tempo todo;
  • Sessões de orientação e mapas da cidade;
  • Traslados aeroporto-hotel-aeroporto, incluído para passageiros do voo agenciado pela Efígie.

 

NÃO INCLUI

  • Passagens aéreas;
  • Taxas de embarque aéreo;
  • Transferes não indicados como “incluído” na programação;
  • Almoços e jantares livres;
  • Gastos extras com frigobar nos hotéis e outros gastos;
  • Seguro viagem/saúde (obrigatório).

 

VALOR DO PROGRAMA

VALOR - 2.190 (euros)

RESERVAS CONFIRMADAS ATÉ 11 DE OUTUBRO DE 2018, TERÃO DESCONTO DE 200 EUROS E GARANTIA DA VAGA PARA TURMA DE 2019.

O valor do programa poderá ser parcelado até 60 dias antes da data de embarque sem juros. CONSULTE-NOS PARA DEFINIR SEU PLANO DE PAGAMENTO.




Itália - Outras opções

Quer saber mais sobre educação no exterior? Inscreva-se!

* indicates required