Benefícios de se fazer MBA no Exterior

Benefícios de se fazer MBA no Exterior

Se antes ingressar em uma faculdade era indispensável para uma trajetória profissional de sucesso, hoje é preciso ir além e pensar em maneiras de tornar a sua formação multifacetada e mais completa para atender as demandas do mercado e se destacar frente à competitividade.
Até pouco tempo atrás o MBA era um diferencial para profissionais que queriam se destacar. Hoje, se transformou em uma obrigação para quem quer ir longe em suas carreiras.
Apesar do Brasil ter excelentes faculdades, muitos profissionais procuram esta oportunidade no exterior. Os motivos vão desde viver em um lugar diferente a ter uma instituição internacional no currículo. Um MBA fora do país é a melhor aposta para se conectar com as empresas e empregadores internacionais, aumentando as chances de trabalhar fora no fim do programa.
Não é à toa que cada vez mais profissionais investem em um MBA internacional. Se você ainda está indeciso sobre essa escolha e precisa de bons motivos para dar o próximo passo na sua trajetória, não se preocupe. Neste post, reunimos 4 dos principais benefícios de fazer esse tipo de pós-graduação. Acompanhe!

1. Desenvolvimento pessoal e profissional

Para começar, um MBA internacional permite que você se desenvolva tanto ao nível pessoal quanto profissional. Duvida? Pois saiba que você tem a chance de alcançar a fluência em outro idioma, aumentar conhecimentos teóricos e práticos relacionados à sua profissão, aprimorar suas habilidades e evoluir suas competências.
No ambiente profissional, o MBA serve para dar maior preparação ao aluno, permitindo que ele esteja pronto para tomar decisões e resolver problemas com mais autonomia. Quem se forma em uma especialização mostra inclusive a capacidade de arriscar de forma acertada, com base no aprendizado e vivência acadêmica.
Com o aprendizado na prática, obtido pelos anos de trabalho, aliado ao domínio de disciplinas atuais, o profissional pode atuar como empreendedor em sua área, estando mais bem preparado para lidar com o mercado.
Muitas empresas contratam consultores para suprir a demanda de projetos temporários, reduzindo o custo que teriam com a contratação permanente do profissional. Como prestador de serviço, o consultor expande seu leque de alternativas em um cenário de crise financeira ou desemprego.
Os conteúdos da graduação são aprofundados durante o curso de MBA, já que muitas disciplinas costumam ser removidas da grade curricular para dar ao graduado conhecimento mais abrangente.
A ênfase escolhida na especialização entrega ao aluno mais uma fatia de mercado para ser explorada, sendo um passo adiante para aplicar conhecimentos que até então estavam no campo da teoria.

Para completar, você conquista maior grau de autoconfiança, fica mais independente, amadurece, torna-se mais ciente das suas próprias escolhas e, é claro, se converte em alguém mais tolerante e flexível para lidar com as diferenças. Ou seja, é uma experiência transformadora, não é mesmo?

2. Internacionalização do currículo

Com o mercado de trabalho tornando-se mais competitivo, o diploma de graduação não tem o mesmo peso de antes. Ele continua sendo importante, mas não oferece a oportunidade de aprofundar conhecimento.
Há pouco tempo, bastava fazer graduação para estar à frente dos outros candidatos na hora da entrevista. Hoje, a situação é diferente. Como o acesso à universidade está facilitado, o MBA é um plus, uma oportunidade de mostrar expertise em determinada área e se destacar dos demais
Fora o primeiro benefício, não podemos deixar de citar o fato de que um MBA no exterior agrega (e muito) valor ao seu currículo, mostrando que a sua formação é de qualidade e tem o peso das melhores instituições de ensino ao redor do planeta.
Além disso, esse aspecto atesta que você é um profissional global com um perfil cada vez mais buscado pelas grandes organizações — principalmente aquelas com filiais em vários países — para atuar em negócios e transações que envolvem o contato com pessoas das mais distintas nacionalidades e, consequentemente, com diferentes tradições e backgrounds culturais.

3. Valorização salarial

Uma das consequências diretas do desenvolvimento profissional é a valorização salarial. Isso não é para menos, já que você continua investindo na sua formação e no aprimoramento do saber técnico no ramo em que atua, bem como se capacita para assumir cargos estratégicos dentro de uma companhia (gestor, supervisor ou diretor).
Critérios como experiência e capacidade de trazer resultados para a empresa são indicativos de competência, mas o diploma de MBA pode ser crucial para um aumento de salário, promoção de cargo ou até mesmo contratação em outra companhia do mesmo ramo.
Com isso, naturalmente há maior retorno financeiro para conquistar a estabilidade desejada e melhorar o padrão de vida da sua família. Ao assumir posições com grande representatividade você também conseguirá maior status social.

4. Networking

Por fim, vale ressaltar que um MBA internacional permite que você potencialize o seu networking. Afinal, você vai conviver não apenas com professores que têm anos de experiência na sua área, mas também com colegas que vão atuar no mercado e que já tiveram diversas vivências profissionais.
Na prática, isso significa que você aumentará a rede de contatos com pessoas que podem indicá-lo para projetos e trabalhos em várias empresas ao redor do mundo, que possam se tornar suas futuras parceiras de empreendimentos ou, ainda, ceder informações privilegiadas sobre os bastidores das grandes companhias.
Além de ampliar o número de contatos do aluno, o MBA também permite que as empresas vejam o profissional como alguém empenhado em se manter atualizado, com mais profundidade em questões executivas.
Como você viu, fazer um MBA internacional traz diversas vantagens para a sua vida pessoal e profissional. Portanto, não perca mais tempo e dê o próximo passo para alcançar o sucesso na sua carreira!

O que preciso saber para fazer um MBA?

Para fazer o planejamento de seus próximos passos, a fim de atingir seu objetivo profissional, é preciso ter em mente qual será a finalidade do MBA. Seja ela assumir um cargo de gestão, receber uma promoção, valorizar a remuneração, atualizar os conhecimentos ou trabalhar em outro setor.
É importante escolher um curso que esteja de acordo com a meta estabelecida, avaliando as disciplinas, a instituição e sua relevância perante os empregadores. Investir em outras formas de aperfeiçoamento aliadas ao certificado de especialização, como um novo idioma, agregará mais prestígio e autoridade ao acadêmico.
Após analisar as vantagens de fazer um MBA e o valor agregado para o futuro profissional, também é necessário escolher uma faculdade que supra as necessidades do aluno e vá de encontro com suas expectativas.
Quer ajuda para começar? Entre em contato com a gente e saiba como viver essa experiência única!